Eleição em Meruoca ainda está indefinida

O TRE deverá aprovar resolução com data e normas da eleição suplementar a ser realizada no Município

A população de Meruoca, na Zona Norte do Estado, ainda não sabe quando será realizada uma eleição suplementar para escolha do prefeito e do vice-prefeito do município. O candidato mais votado nas eleições do ano passado, João Coutinho Aguiar Neto, com 58,91% dos votos válidos, teve o registro da candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em situações dessa natureza, a legislação recomenda que o candidato não seja diplomado e o presidente da Câmara Municipal assuma o exercício do cargo.


O juiz do TRE Luciano Lima concedeu liminar ao presidente da Câmara Municipal para continuar à frente da Prefeitura até a definição do pleito FOTO: TUNO VIEIRA


O juiz eleitoral da 106ª Zona Eleitoral, Rafael Lopes do Amaral, assim procedeu, mas, ao apreciar uma ação cautelar inominada, interposta por Herik Zednik Rodrigues, que obteve a segunda colocação em votos, na semana passada determinou a diplomação da candidata. A diplomação, marcada para a última sexta-feira, não chegou a ocorrer em função de uma liminar do juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) Francisco Luciano Lima Rodrigues, assegurando ao presidente da Câmara, vereador Carlos José Magalhães do Nascimento, o direito de permanecer no cargo.

Liminar

Com data de 22 de fevereiro deste ano, a liminar, interposta em mandado de segurança pelo presidente da Câmara, foi publicada ontem do Diário Oficial Eleitoral do TRE. Na liminar, o juiz Luciano Lima concede prazo de dez dias para o juiz prestar informações e para Herik Zednik Rodrigues contestar, caso seja de seu interesse. Após essa fase, o processo é encaminhado à Procuradoria Regional Eleitoral para oferecer parecer e devolvê-lo ao relator para julgamento.

Como se tratam de procedimentos necessários ao deslinde da questão, a população permanece sem uma posição clara sobre a realização de um novo pleito para prefeito e em relação à data em que acontecerá. Na hipótese da realização de novo pleito para prefeito e vice-prefeito, o pleno do TRE terá que definir a data da eleição e aprovar resolução com as normas para esse pleito, inclusive com calendário de prazos a serem observados.

Empossada

O juiz eleitoral de Meruoca, Rafael Lopes do Amaral, prestou informações ontem, por telefone, ao Diário do Nordeste sobre esse processo. Ele informou que a solicitação da segunda colocada na eleição, Herik Zednik, para ser empossada foi apresentado no dia seguinte ao pleito. O magistrado remeteu o pedido ao TRE e ao TSE, e as duas instâncias superiores despacharam no sentido de que a decisão fosse do juiz de primeira instância.

Ele esclareceu que, na véspera da diplomação, marcada para 19 de dezembro, recebeu recomendação da Corregedoria Regional Eleitoral para proceder em conformidade com a resolução 23.372 do TSE. Dessa forma, diplomou apenas os candidatos a vereador que foram eleitos. Como consequência, o vereador eleito presidente da Câmara assumiu a prefeitura.

Depois que transitou em julgado o pedido de registro do candidato mais votado, passou a avaliar a solicitação da segunda colocada e, pela interpretação que deu à legislação, o juiz entendeu que ela poderia ser diplomada, o que não chegou a acontecer porque a liminar do juiz Luciano Lima chegou poucos minutos antes da diplomação.

Sobre o mandado de segurança, informou que não foi interposto por candidato nem pela coligação majoritária cujo candidato a prefeito teve o registro indeferido, mas por Carlos José Magalhães do Nascimento, presidente da Câmara, que tem direito de assumir temporariamente. No entendimento do magistrado, a discussão não compete a Carlos José, porque ele não é detentor do mandato do prefeito. Ressaltou também que, no âmbito do município, a segunda eleição está sendo utilizada pelos partidários de João Coutinho como um reforço de marketing, e não de democracia.


Fonte: Diário do Nordeste


Postagens mais visitadas deste blog

XII FESTIVAL DE INVERNO DA MERUOCA DIVULGA AS 20 CANÇÕES CLASSIFICADAS PARA AS ETAPAS SEMINAIS

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PEDE COMPARECIMENTO DOS PROFESSORES QUE NÃO RECEBERAM CERTIFICADOS DO PROLETRAMENTO E GESTAR II

IX Festival de Inverno da Serra da Meruoca divulga as canções classificadas para seu festival competitivo.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MERUOCA REALIZA REUNIÃO COM COORDENADORES E PROFESSORES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

FECHADA A PROGRAMAÇÃO DO 8° FESTIVAL DE INVERNO DA SERRA DA MERUOCA